Quarta-Feira, 04 de Outubro de 2017 às 21:13

Periquitos são resgatados em avenida após ninho ser arrancado por temporal

O vento forte registrado na tarde desta quarta-feira (4) em Palmas, durante um temporal, além de causar vários estragos pela cidade, derrubou um ninho de periquitos na Praça do Bosque. Um dos filhotes acabou sendo levado pelos ventos e foi atropelado. As rajadas chegaram a 65 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

 

 

As aves ficaram espalhadas pela grama, mas alguns chegaram a cair no meio da avenida Theotônio Segurado, uma das principais de Palmas. Os filhotes que sobreviveram foram resgatados por um comerciante que trabalha no local. A Praça do Bosque é refúgio de vários tipos de aves. Aos fins de tarde, é possível ouvir o som de centenas de periquitos. Segundo a Defesa Civil, pelo menos 28 chamados de árvores caídas foram registrados após a chuva. 

 

"Depois do vento, que foi muito forte, os filhotes estavam espalhados na grama, todos molhados. Teve alguns que foram parar no meio do asfalto e o carro passou por cima de um. O vento foi muito forte, os filhotes não davam conta de se segurar no ninho. Se não fosse a gente, uma hora dessa estavam todos mortos no asfalto", disse o comerciante Claudean Torres. 

 

Estragos 

 

A chuva demorou apenas cerca de 30 minutos, mas causou vário estragos. Houve registro de falta de energia em várias quadras, queda de fachadas de lojas e até da cobertura de estacionamentos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que até o momento não recebeu chamado sobre feridos. 

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 4,6 milímetros. Foram registradas rajadas de vento de até 65 km/h. Várias quadras da capital, além de um hospital e o Corpo de Bombeiros ficaram sem energia. 

 

Energisa, companhia de energia elétrica do Tocantins, informou que a chuva foi seguida de fortes ventos e raios, "lançando árvores que mesmo nas distâncias de segurança, atingiram a rede elétrica impactando o fornecimento de energia em algumas quadras da capital. Mais de 20 equipes da empresa estão mobilizadas para restabelecer o serviço no menor tempo possível." 

 

Tag's: Chuva, temporal, animais

Fonte: G1

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADES